Saúde

Curso de gestantes aberto à comunidade tem nova edição

Iniciativa conduzida por equipe multiprofissional orienta as participantes e acompanhantes sobre a gravidez e o puerpério

Foto: Carlos Queiroz - DP - Encontros acontecem no auditório do HE

Por Victoria Fonseca
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

Compartilhar conhecimentos, experiências e sanar dúvidas sobre gravidez e pós-parto. Esses são alguns dos propósitos do curso de gestantes do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel). Promovido pelo projeto de extensão Oxitocinando, o curso, que é composto por quatro módulos, iniciou nesta segunda-feira (21). Os encontros ocorrem no auditório do HE, na rua Professor Doutor Araújo, 433, sempre às segundas-feiras, às 14h. A iniciativa é aberta à comunidade e as inscrições estão abertas.

Com uma equipe composta por profissionais de diversas especialidades da área da saúde, o curso busca preparar as mulheres para as inúmeras questões e transformações que surgem durante a gestação e após o nascimento do bebê. Iniciativa da Faculdade de Enfermagem da UFPel, é a terceira turma de gestantes que é aberta pelo projeto. Conforme a coordenadora adjunta do projeto de extensão, Marina Mota, a instrução adequada propicia às alunas empoderamento feminino - principalmente na hora do parto -, por meio de informações científicas comprovadas e atualizadas. "Para entender os processos que estão ocorrendo com ela, assim como os seus direitos e o entendimento sobre as alternativas às quais ela pode ter acesso", destaca.

São abordados dez temas que tratam desde pontos mais complexos como o autocuidado da mulher, até os mais simples como, por exemplo, dar banho no bebê e o que levar no momento de ir para a maternidade. A turma é composta por alunas em diversos períodos de gestação. Algumas são mães de primeira viagem, já outras estão na segunda ou terceira gravidez. "Temos uma com quatro semanas e outras com 30 semanas, quase se encaminhando para o fim da gestação. É um grupo bem diverso", aponta Marina.

Compartilhamento
Para algumas mulheres, a gestação pode ser um período em que elas podem se sentir mais solitárias. Nessa perspectiva, o grupo de gestantes também é uma oportunidade de participar de uma rede de apoio de troca de experiências e conhecimentos. "Elas podem dividir seus medos e dúvidas com outras mulheres e perceber que não estão sozinhas", explica a professora e coordenadora do projeto, Juliane Ribeiro.

Grávida de 17 semanas, a estudante de psicologia Jéssica Morales, 29, conta que, por ser sua primeira gestação, participar do curso e conhecer outras mães está sendo emocionante. Ela afirma que tem diversas dúvidas em relação à maternidade, como, por exemplo, o processo de amamentação e o parto. "Estar com outras gestantes me traz tranquilidade, principalmente pela troca de informações".

Entre as gestantes, o principal medo costuma ser relacionado ao momento do parto. Neste contexto, também é essencial o amparo da equipe multiprofissional. "Principalmente em questão da dor do parto normal e da cesárea. Queremos que elas saibam que é possível um parto humanizado com dignidade, respeito e com a atuação delas", ressalta Juliane.

Cronograma
Apesar do primeiro módulo já ter sido ministrado, as gestantes podem se inscrever para participar de qualquer um dos quatro encontros, de acordo com seu interesse.

Módulo 1 (21/11): Modificações e adaptações no corpo materno na gestação; Ergonomia e atividade física na gestação
Módulo 2 (28/11): Sinais de trabalho de parto e parto; Mala da mamãe: o que levar?; Métodos não farmacológicos para alívio da dor
Módulo 3 (5/12): Direitos da gestante, puérpera e recém-nascido; Aspectos emocionais na gestação e no puerpério
Módulo 4 (12/12): Cuidados com o recém-nascido (mala do bebê, banho, o que vestir) e amamentação

As inscrições são feitas no próprio auditório do curso e são gratuitas. As gestantes que desejarem também podem levar acompanhantes. Ao final dos encontros, as participantes que obtiverem pelo menos 60% de frequência ganharão um ensaio fotográfico e pintura do ventre.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escolas de Pelotas terão horário reduzido em dias de jogos da Seleção Anterior

Escolas de Pelotas terão horário reduzido em dias de jogos da Seleção

Frustração no primeiro dia de vacina para bebês Próximo

Frustração no primeiro dia de vacina para bebês

Deixe seu comentário